Melhores estratégias de marketing digital para 2021


Todos os anos, o mercado analisa as mudanças do período passado e pontua as próximas  tendências do Marketing Digital .

Para 2021, essa análise é atravessada pelas transformações trazidas pelo COVID-19.

2020 tocou a vida de todos. A nova pandemia de coronavírus causou dor e perdas, mas também transformou comportamentos, tecnologias e formas de trabalho que impactaram o  Marketing Digital .

Enquanto as pessoas se adaptavam à distância social, as empresas precisavam fortalecer sua  transformação digital .

Nesse contexto, a pandemia lançou novas tendências ou acelerou movimentos já apontados em anos anteriores, tanto no trabalho das equipes de marketing quanto no comportamento do consumidor.

Vamos entender como será o Marketing Digital no próximo ano, considerando as mudanças que vimos em 2020 que ditam ou influenciam a maioria das tendências.

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1. Valorizando experiências em tempo real

A pandemia restringiu a circulação nas ruas devido à necessidade de distanciamento social. Dentro de casa, as pessoas procuravam maneiras alternativas de continuar com suas vidas.

Nesse contexto, um formato de Marketing Digital que já era forte se popularizou: os shows (ou  transmissões de eventos ao vivo ).

Muitas pessoas assistiram a um programa, um jogo, uma aula, uma palestra ou uma entrevista ao vivo pela internet este ano.

Vidas se  multiplicaram em todos os canais  – no YouTube, Facebook, Instagram e em plataformas específicas, como Zoom – e quebraram recordes de visualização.

As pessoas queriam se conectar umas com as outras, em um cenário de isolamento e incerteza.

Mais do que isso: queriam  conexões humanas em tempo real , que aprofundassem sua proximidade e envolvimento com o conteúdo e respondessem à urgência de um público cada vez mais apressado e exigente.

As marcas podem usar o poder das experiências em tempo real: o envolvimento do consumidor é tremendo.

Apesar de ter se desgastado ao longo de 2020, as vidas são um dos principais formatos em tempo real que você pode explorar em 2021.

As marcas podem fazer entrevistas, perguntas e respostas, palestras e  webinars .

Mas lembre-se sempre que o diferencial nas experiências em tempo real é a possibilidade de  interação com o público . Portanto, incentive e valorize a participação do usuário.

Existem outras possibilidades para experiências em tempo real. As interações no Twitter, por exemplo, acontecem à medida que surgem notícias e debates em todo o mundo. Você pode cobrir eventos ou participar de discussões de mercado relevantes.

As conversas do chatbot são um exemplo de experiências em tempo real com feedback instantâneo.

Muitas tecnologias de inteligência artificial, como chatbots ou dispositivos de realidade virtual, tendem a expandir essas experiências e torná-las cada vez mais imersivas nos próximos anos.

De acordo com o relatório da Deloitte, as pessoas gostam de participar das estratégias da marca para ajudar outros consumidores.

Portanto, aproveite essa motivação e traga consumidores para participarem de suas estratégias e conteúdos digitais em 2021.

As marcas podem fazer isso, por exemplo:

  • repostagem de histórias de usuários que mencionam a marca;
  • lançar desafios no TikTok para os usuários criarem conteúdo;
  • publicação de comentários de usuários no site ou e-commerce;
  • criando grupos exclusivos de debates e contribuições para a marca.

Durante a pandemia, quando as pessoas precisavam de conexões humanas, algumas marcas podiam estimular UGC e envolver os consumidores.

O turismo de South Bend realizou um concurso para incentivar o uso de máscaras em locais públicos. Os vencedores receberam passes para restaurantes, empresas e atrações da região.

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